A Jornada de Compra de um Imóvel

O processo de tomar a decisão de comprar uma casa pode estar vinculada à realização de um sonho e ao facto de completar um objetivo pessoal e familiar. Mas este sonho coincide muitas vezes com os pensamentos de compromisso, risco e medo, considerando que é um investimento de grande envolvência e longo prazo.

A meta de planeamento da nova casa deve ser uma decisão refletida, calculada e com gestão do próprio tempo e energia. Primeiramente, deve perceber qual a melhor localização e o tipo de imóvel que se pretende comprar, quais as necessidades e expetativas acerca do novo lar. Vale ressaltar também a importância de mensurar se o seu orçamento comporta o investimento total ou se há a necessidade de recorrer a um financiamento, e outros aspetos importantes acerca do imóvel.

Alguns clientes têm três medos presentes no momento em que se envolvem na compra de um imóvel:

  • o medo de serem enganados por pessoas que se passam por vendedores;
  • se o valor investido será um bom negócio;
  • ou se aquele imóvel não venha a corresponder às suas necessidades.

A Achei o Lar pretende trabalhar de forma transparente e segura, pois a nossa proposta de valor é a de realizar parcerias apenas com Profissionais Imobiliários que detenham a licença AMI com registo válido nos órgãos imobiliários, estabelecendo assim um processo de aquisição de imóvel mais justo e garantido.

Na internet há diversos portais imobiliários em Portugal, onde se identificam quais são as métricas estabelecidas do imóvel, obtendo como resultados as várias opções correspondentes, além de visitar diversos sites de mediadores locais para analisar que tipo de imóveis possuem, quais os preços que praticam, entre outros. Reforçando que um dos fatores essenciais na procura por um lar é a gestão do tempo e da energia, a Achei o Lar propõe um modelo de negócios inovador, onde a procura imobiliária torna-se mais eficiente e agradável, pois quem “acha” o imóvel para o cliente somos nós.

Normalmente após a pesquisa realizada, o cliente procura contactar com o mediador, tendo de novamente expor a sua situação e explicar o que procura, para que este o consiga ajudar da melhor forma possível. Já tendo o conhecimento das necessidades e desejos que o cliente está a procurar para o seu novo lar, a Achei o Lar com a ajuda de ferramentas de Inteligência Artificial (A.I.), pode lhe oferecer de forma mais assertiva as melhores opções de imóveis dentro das ofertas existentes no mercado imobiliário nacional.

Para que de forma mais assertiva a Achei o Lar possa encontrar o seu lar, disponibilizamos um inquérito com 29 perguntas que irão lhe ajudar (e ao Profissional Imobiliário também) a achar o seu lar, sem que tenhas de o procurar.

Após estabelecer as directrizes do lar ideal ao manifesto do cliente, consoante das informações recolhidas, será mais assertiva a procura pelo seu lar. Sabendo das necessidades, desejos e do nível de qualificação para algumas questões relacionadas ao seu novo lar, as ofertas direccionadas terão um maior grau de satisfação e também uma maior chance de acerto na oferta.

Após o cliente selecionar as melhores oportunidades, estabelece a forma de contacto e o turno que melhor o profissional possa retornar e iniciar a negociação. Após contactar com o Profissional Imobiliário, é então o momento de agendar a(s) visita(s) ao(s) imóvel(is), seja de forma presencial ou virtual.

Durante a visita o cliente deve ter em atenção todos os aspetos positivos e negativos do imóvel, verificar bem as suas instalações, acabamentos, mobília, posição solar, pátio, se necessita de realizar remodelações, entre outros aspetos que irão servir estes mais tarde para fator eliminatório de acordo com as opções. Quando o cliente por fim encontrar a casa dos seus sonhos, este deve fazer uma proposta de compra.

No entanto, Massimo Forte chama-nos à atenção que, “quando compra um imóvel não pode pensar apenas no valor da casa em si, o mais natural é que tenha de entregar uma verba para o sinal, e também tenha de fazer contas às despesas de transação como: processo bancário, caso haja; registos; escrituras e imposto sobre as transações no caso de não estar isento”.

O processo de compra de um imóvel pode demorar apenas uma semana como também alguns meses, tempo estabelecido dependendo da rapidez com que o comprador e o vendedor desejam prosseguir e se toda a documentação necessária está em ordem. Uma dica importante é solicitar ao agente imobiliário, antes de formalizar a proposta de compra, se os documentos acerca o imóvel encontram-se livres e desembaraçados, para que o processo transcorra de forma ágil e correta.

Quando chegam ao acordo, deve-se proceder à assinatura do contrato de promessa de compra e venda (CPCV), este é um contrato juridicamente vinculativo entre o vendedor e o comprador, onde inclui as seguintes informações: identificação das partes / identificação da propriedade / fases de pagamento / cláusula de penalização / o que está incluído na compra, ex. móveis juntando um inventário em anexo / data para a escritura. No dia em que o contrato é assinado, o comprador paga ao vendedor o sinal acordado, normalmente entre 10% e 20% do preço de compra.

Pós o CPCV ser assinado, quaisquer pendentes que foram concordadas antes da escritura, são nesta fase cumpridas, como por exemplo, financiamento, inspeções e pagamento do imposto para a transferência do imóvel. As escrituras realizam-se no notário da localidade e uma vez assinada a escritura, o cliente está pronto para receber as chaves da sua nova casa e poder definitivamente chamá-la de LAR.

6 thoughts on “A Jornada de Compra de um Imóvel”

  1. Pingback: 5 passos ao comprar um imóvel com Crédito Imobiliário - Achei o Lar

  2. Pingback: O Design Thinking Aplicado ao Imobiliário - Achei o Lar

  3. Pingback: 6 Dicas de Fotografia Imobiliária que Vendem - Achei o Lar

  4. Pingback: Uma nova forma de se relacionar com o seu lar - Achei o Lar

  5. Pingback: Fotografias Profissionais com a A.I. da Nodalview - Achei o Lar

  6. Pingback: A menor distância entre sonhar e realizar - Achei o Lar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *